segunda-feira, 28 de maio de 2012

Relatório Aula 11- 26/05/2012

Meus tesouros,
neste último sábado  a aula foi bastante produtiva. Ensaiamos como será a nossa Gravação no próximo sábado, dia 02/06. Conversamos um pouco sobre o nosso comportamento na hora de gravarmos (sobre as conversas, tocar a flauta fora de hora, sempre estar atento aos comandos dos professores, etc). 
Peço aos papais/responsáveis, que conversem um pouco sobre isso em casa, mas sem tantos alardes, só mesmo para que eles fiquem atentos a estes pontos. Mesmo porque, nunca tivemos grandes problemas de comportamento... 
Todas as turmas chegarão às 8h30 para ensaiarmos um pouco antes e nos organizarmos também.
A gravação iniciará às 9h30 e deverá ir até, no máximo, 10h10.

Gostaria de avisar aos pais que não estiveram presentes na ultima aula, que precisamos lavar a flauta das crianças e gostaria que isso fosse feito já para esta próxima aula.
A limpeza da flauta é dada da seguinte forma:




  • desmontar a fluata em três partes- cabeça, corpo e pé; 
  • jogar bastante detergente dentro dela e retirar este detergente com bastante águas (pode também, deixar a flauta alguns minutos de molho- com água e detergente);
  • depois de tirar o detergente precisamos enxugar a flauta por dentro, pois assim, a sujeira que ainda tiver lá irá sair.  Para enxugar lá dentro precisamos de algum objeto que entre nas partes desmontadas da flauta. Pode ser, por exemplo, um palito de comida japonesa (Hashis). Pegar um paninho pequeno, embrulhar o palitinho e secar por dentro da flauta.
  • Na cabeça da fluata, temos uma parte muito importante que precisa estar limpa, que é no bico na parte de dentro. A questão é que lá o palitinho não vai entrar, pois o local é fininho e achatado. Sendo assim, podemos pegar um pedacinho de papel, dobrar em 3 camadas, para ficar mais grossinho e passar nesta parte da flauta, para que a sujeira que estiver lá dentro saia neste papel. Depois de feito esta etapa, podemos montar a flauta normalmente e usar.
Caso não tenha nenhum objeto para secar na parte de dentro, aconselho deixar de molho antes de lavar, depois de feito isso, deixe secar naturalmente.
Maiores detalhes, pode perguntar na próxima aula. Pois podemos fazer uam demonstração de como são estas etapas na prática.

Fizemos uma Camiseta para o Projeto Colcheia Real. Para os interessados, estaremos pegando as encomendar ainda neste próximo sábado, para assim, enviarmos o pedido para a malharia.
O valor da camiseta ficou em R$20,00. A camiseta deverá ser entregue na aula do dia 16/06.


"Prazer de Casa"
O prazer de casa para esta semana será focar os treinos na Música Vilarejo da Marisa Monte. Porém, não precisamos deixar de tocar as outras músicas que já sabemos. Continuem revisando todas as músicas, pois em breve precisaremos delas.
Não teremos nenhuma página do caderno de leitura, mas peço que deem uma revisada geral, pegando alguns trechos de cada página já vista. Uma pauta ("linha") por dia, por exemplo, só para que não percam o contato.


Para as turmas D e E, peço que foquem também nas músicas que tocaremos na apresentação do dia 07/06.  São essas: Dança Francesa, Remando Suavemente e Faz Muito Muito Tempo.


Abraço Coletivo,
Tia Rosana!!!


terça-feira, 22 de maio de 2012

Relatório Aula 10- 19/05/2012

Flautistas queridos,
espero que estejam tendo uma ótima semana...
Parabéns a todos, pois a música da Marisa Monte está cada dia mais linda, as crianças já estão sabendo a letra e isso é ótimo, pois iremos cantar todos juntos na gravação. Contaremos também com a ajuda especial dos papais/responsáveis.

Sobre o Projeto Concheia Real, lembro que para cada dia de treino, os itens colocados no  "Prazer de Casa" que segue abaixo para cada turma, deverá ser realizado, pois referem-se ao que necessitamos trabalhar com as crianças em cada semana. Em caso de dúvidas, continuo a disposição para tirar, pois é importantíssimo que realizem todos os pontos colocados em cada aula.

Continuar ouvindo o CD diariamente é importantíssimo!!! 

Dar uma atenção maior na música Vilarejo da Marisa Monte, ela é nossa homenageada do semestre, e com a música Vilarejo faremos a gravação marcada para a Aula 12, dia 02 de junho, daqui a algumas semanas.

Beijinhos musicais,
Tia Rosana!!!

Turma A
Respiração pela Bocacontinuarems focados neste ponto. Então, continuem verificando se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz. A respiração precisa ser feita pela boca, levantando a  parte superior do lábio (PEIXINHO).
Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);
-Música Nova: Bambalalão- (olhar vídeo no blog);
-Caderno de Leitura: página 21 e 22- fazer falando o nome das notas e tocando na flauta;
-RevisãoVilarejo, Uma Pulga na Balança, Bem Te Vi, Serra Serra Serrador, Samba de Uma Nota Só, Berimbau, Unidunitê, Pão Quentinho, Clarão da Lua (tocar por pelo menos 1x cada uma por dia);

Turma B
Respiração pela Bocacontinuarems focados neste ponto. Então, continuem verificando se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz. (treinar o beijinho na flauta como fizemos em aula). A respiração precisa ser feita pela boca, levantando a  parte superior do lábio (PEIXINHO). Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);FLAUTA EQUILIBRISTA-polegar direito na marquinha;
-Aquecimento: Minha Canção- com respiração na troca de cada nota;
-Música Nova: Inverno Adeus (olhar vídeo blog);
-Caderno de leitura: página 26- fazer falando o nome das notas e tocando na flauta; 
-RevisãoVilarejo, Bambalalão, Clarão da Lua, Leãozinho, Serra Serra Serrador (notas Sol e Mi), Papai Pernas Longas, Águas de Março, Com Meu Martelo, Canção Francesa (tocar por pelo menos 1x cada uma por dia);

Obs: Trechos com dificuldade- dividir (em pequenas partes como um quebra-cabeça) e repetir apenas estes pontos com calma, muito lentamente, pensando em cada nota. Evitar as repetições incorretas e sucessivas, pois assim mandamos a informação errada para nosso cérebro e depois corrigir é bem mais complicado. 

Turma C
Respiração pela Boca: continuarems focados neste ponto. Então, continuem verificando se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz. (treinar o beijinho na flauta como fizemos em aula). A respiração precisa ser feita pela boca, levantando a  parte superior do lábio (PEIXINHO). Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);FLAUTA EQUILIBRISTA.
-Aquecimento: Escala de Dó- item 3- com respiração no início de cada nota (PEIXINHO);
-Leitura: página 26 e 27- (falando o nome da nota e tocando na flauta); 
-Revisão: Vilarejo-Marisa Monte, Brilha Brilha Estrelinha, Cuco,A Chuvinha Cai - voz 1 e voz 2, Ode à Alegria, Asa Branca, Frère Jacques,Inverno Adeus (tocar por pelo menos 1x cada uma por dia);
Não tivemos música nova, pois percebi que alguma crianças ainda não estão tocando todas as músicas, aproveitar para tocarem bastante as músicas que ainda não estão tocando.

Obs: Trechos com dificuldade- dividir (em pequenas partes como um quebra-cabeça) e repetir apenas estes pontos com calma, muito lentamente, pensando em cada nota. Evitar as repetições incorretas e sucessivas, pois assim mandamos a informação errada para nosso cérebro e depois corrigir é bem mais complicado. 

Turma D
Respiração pela Boca: continuarems focados neste ponto. Então, continuem verificando se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz. A respiração precisa ser feita pela boca, levantando a  parte superior do lábio (PEIXINHO). Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);FLAUTA EQUILIBRISTA.
-Aquecimento: Escala de Fá Maior (itens 3 e 4);
-Caderno de Leitura: página 25 e 26- fazer falando o nome das notas e tocando na flauta;
-Revisão: Vilarejo, Asa Branca, Peixe Vivo, Brilha Brilha Estrelinha  (tocar por 1x cada uma por dia);
Músicas que tocaremos na apresentação do dia 07/06: Dança Francesa (Voz 1) Remando Suavemente, Faz Muito Muito Tempo- soprano 1;

Não tivemos música nova, pois percebi que alguma crianças ainda não estão tocando todas as músicas. Porém, aquelas que já estiverem tranquilas com as outras músicas podem, como desafio, aprenderem a música Rondó.

Obs: Trechos com dificuldade- dividir (em pequenas partes como um quebra-cabeça) e repetir apenas estes pontos com calma, muito lentamente, pensando em cada nota. Evitar as repetições incorretas e sucessivas, pois assim mandamos a informação errada para nosso cérebro e depois corrigir é bem mais complicado. 

Turma E
Respiração pela Boca: continuarems focados neste ponto. Então, continuem verificando se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz. A respiração precisa ser feita pela boca, levantando a  parte superior do lábio (PEIXINHO). Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);FLAUTA EQUILIBRISTA
-Aquecimento: Escala de Fá Maior itens 1 e 2 (flauta Contralto e Soprano);
-Caderno de Leitura: páginas 34 e 35- falando o nome das notas e tocando na flauta;
-Música Nova: Dança Medieval (voz- alto);
-Revisão: Vilarejo, Dança Medieval- soprano 1 e Alto (3ªvoz), A Chuvinha Cai (Alto), Inverno Adeus (Alto 1 e 2), A Marcha dos Santos (Alto 1 e 2), João e Maria, Asa Branca. (tocar por 1x cada uma por dia),
Músicas que tocaremos na apresentação do dia 07/06:Dança Francesa(Voz 1), Remando Suavemente,Faz Muito Muito Tempo- soprano 1
-Desafio: música Pequeno Homem na Floresta (dúvidas- olhar video blog);
Obs: Trechos com dificuldade- dividir (em pequenas partes como um quebra-cabeça) e repetir apenas estes pontos com calma, muito lentamente, pensando em cada nota. Evitar as repetições incorretas e sucessivas, pois assim mandamos a informação errada para nosso cérebro e depois corrigir é bem mais complicado. 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relatório Aula 9- 12/05/2012

Queridíssimos ,
espero que tenham tido um ótimo fim de semana e a semana esteja acontecendo bem e com bastante música.
Gostei de ver a música da Marisa Monte está cada dia melhor, as crianças já estão sabendo a letra e isso é ótimo, pois iremos cantar todos juntos na gravação. Contaremos com a super ajuda dos papais, o que será muito especial. 

Sobre o Projeto Concheia Real, lembro que para cada dia de treino, os itens colocados no  "Prazer de Casa" que segue abaixo para cada turma, deverá ser realizado, pois referem-se ao que necessitamos trabalhar com as crianças em cada semana. Em caso de dúvidas, continuo a disposição para tirar, pois é importantíssimo que realizem todos os pontos colocados em cada aula.

Continuar ouvindo o CD diariamente é importantíssimo para o desenvolvimento musical. 

Dar uma atenção maior na música Vilarejo da Marisa Monte, ela é nossa homenageada do semestre, e com a música Vilarejo faremos a gravação marcada para a Aula 12, dia 02 de junho, daqui a algumas semanas.

Beijinhos no coração,
Tia Rosana Garbin!!!

Turma A
Respiração pela Boca: nesta semana, continuarems focados neste ponto. Então, continuem verificando se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz. A respiração precisa ser feita pela boca, levantando a  parte superior do lábio (PEIXINHO).
Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);
-Música Nova: Clarão da Lua - (olhar vídeo no blog);
-Caderno de Leitura: página 20- fazer falando o nome das notas e tocando na flauta;
-RevisãoVilarejo, Uma Pulga na Balança, Bem Te Vi, Serra Serra Serrador, Samba de Uma Nota Só, Berimbau, Unidunitê e Pão Quentinho (tocar por pelo menos 1x cada uma por dia);

Turma B
Respiração pela Boca: nesta semana, continuarems focados neste ponto. Então, continuem verificando se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz. (treinar o beijinho na flauta como fizemos em aula). A respiração precisa ser feita pela boca, levantando a  parte superior do lábio (PEIXINHO). Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);FLAUTA EQUILIBRISTA-polegar direito na marquinha;
-Aquecimento: Minha Canção- com respiração no início de cada nota;
-Música Nova: Canção Francesa (olhar vídeo blog);
-Caderno de leitura: página 24 e 25- fazer falando o nome das notas e tocando na flauta; 
-RevisãoVilarejo, Bambalalão, Clarão da Lua, Leãozinho, Serra Serra Serrador (notas Sol e Mi), Papai Pernas Longas, Águas de Março, Com Meu Martelo (tocar por pelo menos 1x cada uma por dia);

Obs: Trechos com dificuldade- dividir (em pequenas partes como um quebra-cabeça) e repetir apenas estes pontos com calma, muito lentamente, pensando em cada nota. Evitar as repetições incorretas e sucessivas, pois assim mandamos a informação errada para nosso cérebro e depois corrigir é bem mais complicado. 

Turma C
Respiração pela Boca: nesta semana, continuarems focados neste ponto. Então, continuem verificando se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz. (treinar o beijinho na flauta como fizemos em aula). A respiração precisa ser feita pela boca, levantando a  parte superior do lábio (PEIXINHO). Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);FLAUTA EQUILIBRISTA-polegar direito na marquinha;
-Aquecimento: Escala de Dó- item 2- com respiração no início de cada nota (peixinho);
-Música Nova: Inverno Adeus (olhar vídeo blog);
-Caderno de leitura: página 17- escrever o nome das notas;
-Leitura: página 25 (falando o nome da nota e tocando na flauta); 
-Revisão: Vilarejo-Marisa Monte, Brilha Brilha Estrelinha, Cuco,A Chuvinha Cai - voz 1 e voz 2, Ode à Alegria, Asa Branca, Frère Jacques (tocar por pelo menos 1x cada uma por dia);

Obs: Trechos com dificuldade- dividir (em pequenas partes como um quebra-cabeça) e repetir apenas estes pontos com calma, muito lentamente, pensando em cada nota. Evitar as repetições incorretas e sucessivas, pois assim mandamos a informação errada para nosso cérebro e depois corrigir é bem mais complicado. 

Turma D
Respiração pela Boca: nesta semana, continuarems focados neste ponto. Então, continuem verificando se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz. (treinar o beijinho na flauta como fizemos em aula). A respiração precisa ser feita pela boca, levantando a  parte superior do lábio (PEIXINHO). Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);FLAUTA EQUILIBRISTA-polegar direito na marquinha;
-Aquecimento: Escala de Fá Maior (itens 1 e 2);
-Música Nova: Brilha Brilha Estrelinha (olhar vídeo blog);
-Caderno de Leitura: página 23 e 24- fazer falando o nome das notas e tocando na flauta;
-Revisão: Vilarejo, Asa Branca, Peixe Vivo,  (tocar por 1x cada uma por dia);
Atenção maior nas músicas que tocaremos na apresentação do dia 07/06: Dança Francesa (Voz 1 ),Remando Suavemente,Faz Muito Muito Tempo- soprano 1;

Obs: Trechos com dificuldade- dividir (em pequenas partes como um quebra-cabeça) e repetir apenas estes pontos com calma, muito lentamente, pensando em cada nota. Evitar as repetições incorretas e sucessivas, pois assim mandamos a informação errada para nosso cérebro e depois corrigir é bem mais complicado. 

Turma E
Respiração pela Boca: nesta semana, continuarems focados neste ponto. Então, continuem verificando se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz. (treinar o beijinho na flauta como fizemos em aula). A respiração precisa ser feita pela boca, levantando a  parte superior do lábio (PEIXINHO). Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);FLAUTA EQUILIBRISTA-polegar direito na marquinha
-Aquecimento: Escala de Sol Maior itens 3 e 4 (flauta Contralto e revisar na soprano);
-Caderno de Leitura: páginas 32 e 33-fazer falando o nome das notas e tocando na flauta;
-Música Nova: Dança Medieval (voz- alto);
-Revisão: Vilarejo, Dança Medieval- soprano 1, A Chuvinha Cai (Alto), Inverno Adeus (Alto 1 e 2), A Marcha dos Santos (Alto 1 e 2), João e Maria, Faz Muito Muito Tempo, Asa Branca. (tocar por 1x cada uma por dia),
Atenção maior nas músicas que tocaremos na apresentação do dia 07/06: Dança Francesa (Voz 1 ),Remando Suavemente,Faz Muito Muito Tempo- soprano 1

Obs: Trechos com dificuldade- dividir (em pequenas partes como um quebra-cabeça) e repetir apenas estes pontos com calma, muito lentamente, pensando em cada nota. Evitar as repetições incorretas e sucessivas, pois assim mandamos a informação errada para nosso cérebro e depois corrigir é bem mais complicado. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Relatório Aula 8- 05/05/2012

Meus queridos,
chegamos na metade de nosso semestre!!
Com isso, gostaria de parabenizar aos pais, pois as crianças, nesta semana, estavam com a postura ainda mais bonita e com a flauta mais na pontinha do lábio, muito bem!!! Fiquei muito feliz com a música da Marisa Monte, as crianças já estão sabendo até a letra, que bacana!!! Ainda mais com a super ajuda especial dos pais, que participaram cantando junto conosco. 

Sobre o Projeto Concheia Real, lembrando que para cada dia de treino, os itens colocados no  "Prazer de Casa" que segue abaixo para cada turma, deverá ser realizado, pois referem-se ao que necessitamos trabalhar com as crianças em cada semana. Em caso de dúvidas, continuo a disposição para tirar, pois é importantíssimo que realizem todos os pontos colocados em cada aula.

Obs: Trechos com dificuldade- dividir (em pequenas partes como um quebra-cabeça) e repetir apenas estes pontos com calma, muito lentamente, pensando em cada nota. Evitar as repetições incorretas e sucessivas, pois assim mandamos a informação errada para nosso cérebro e depois corrigir é bem mais complicado. 

Sem pressa, sem descanso. Sem parar, sem correr, cuidadosamente, dando um passo por vez para frente, certamente chegaremos. Assim também é para com o aprendizado musical!!!

Continuar ouvindo o CD diariamente é importantíssimo para o desenvolvimento musical. 

Dar uma atenção maior na música Vilarejo da Marisa Monte, ela é nossa homenageada do semestre, e com a música Vilarejo faremos a gravação marcada para a Aula 12, dia 02 de junho, que já se encontra próximo. 

Beijinhos musicais,
Tia Rosana!!!

Turma A
Respiração pela Boca: nesta semana colocamos um novo elemento, verificar se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz, a respiração necessita ser feita pela boca, levantandoa  parte superior do lábio, o que chamaremos de PEIXINHO.
Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);
-Música Nova:  Pão Quentinho- (dúvidas-olhar vídeo no blog);
-Caderno de Leitura: página 18 e 19- fazer falando o nome das notas e tocando na flauta;
-RevisãoVilarejo, Uma Pulga na Balança, Bem Te Vi, Serra Serra Serrador, Samba de Uma Nota Só, Berimbau, Unidunitê (tocar 1x cada uma por dia);

Turma B
Respiração pela Boca: nesta semana colocamos um novo elemento, verificar se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz, a respiração necessita ser feita pela boca, levantandoa  parte superior do lábio, o que chamaremos de PEIXINHO.
Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);FLAUTA EQUILIBRISTA-polegar direito na marquinha;
-Nota Nova: Dó (grave);
-Música Nova: Minha Canção (dúvidas, olhar vídeo blog);
-Caderno de leitura: página 22 e 23- fazer com a língua da flauta (TU), falando o nome das notas e tocando na flauta; 
-RevisãoVilarejo, Bambalalão, Clarão da Lua, Leãozinho, Serra Serra Serrador (notas Sol e Mi), Papai Pernas Longas, Águas de Março, Com Meu Martelo (tocar por 1x cada uma por dia);

Turma C
Respiração pela Boca: nesta semana colocamos um novo elemento, verificar se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz, a respiração necessita ser feita pela boca, levantandoa  parte superior do lábio, o que chamaremos de PEIXINHO.
Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas); FLAUTA EQUILIBRISTA-polegar direito na marquinha;
-Caderno de leitura: página 16-
-Leitura: página 24 (falando o nome da nota, tocando na flauta e com o TU); 
-Revisão: Vilarejo-Marisa Monte, Brilha Brilha Estrelinha, Cuco,A Chuvinha Cai - voz 1 e voz 2, Ode à Alegria, Asa Branca, Frère Jacques (tocar por 1x cada uma por dia);

Turma D
Respiração pela Boca: nesta semana colocamos um novo elemento, verificar se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz, a respiração necessita ser feita pela boca, levantandoa  parte superior do lábio (PEIXINHO).
Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);FLAUTA EQUILIBRISTA-polegar direito na marquinha;
-Aquecimento: Escala de Sol Maior (item 4);
-Revisão: Vilarejo, Dança Francesa (Voz 1 e 2),Asa Branca, Peixe Vivo, Remando Suavemente, Faz Muito Muito Tempo- soprano 1(tocar por 1x cada uma por dia);
-Caderno de Leitura: página 24- fazer com a língua da flauta (TU), falando o nome das notas e tocando na flauta;

Turma E
Respiração pela Boca: nesta semana colocamos um novo elemento, verificar se a respiração está sendo feita pela boca ou nariz, a respiração necessita ser feita pela boca, levantandoa  parte superior do lábio, o que chamaremos de PEIXINHO.
Continuar verificando os pontos anteriores:Flauta bem na pontinha da boca, Postura (braços, cabeça, pés/pernas);FLAUTA EQUILIBRISTA-polegar direito na marquinha;
-Aquecimento: Escala de Sol Maior itens 1 e 2 (flauta Contralto);
-Caderno de Leitura: páginas 30 e 31- fazer falando o nome das notas, tocando na flauta;
-Revisão: Vilarejo, Dança Medieval- soprano 1, A Chuvinha Cai (Alto), Inverno Adeus (Alto 1 e 2), A Marcha dos Santos (Alto 1 e 2), João e Maria, Faz Muito Muito Tempo, Asa Branca. (tocar por 1x cada uma por dia),