terça-feira, 30 de abril de 2013

DESAFIO SURPRESA nº2!!!


Olá meus queridos,
Como o combinado no sábado, segue o nosso segundo Desafio Surpresa do semestre.

Assistam ao vídeo e respondam as seguintes perguntas, sendo que as respostas deverão ser 
entregues escritas em um papel no final da aula. Os participantes do desafio receberão uma  estrelinha extra.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sRsdeyWBfqc#!

1- Quais instrumentos aparecem no vídeo?

2- Qual é o nome do flautista (dulcista)?

3- Qual o nome da música e seu compositor?

3- Escreva algo que mais chamou sua atenção no vídeo.


Grande abraço,
Tia Rosana

Fotos Aula de Visita !!!











segunda-feira, 29 de abril de 2013

Relatório Aula 8 - 27/04/2013


Queridos,
a aula de visita foi muito especial. As apresentações foram lindas...
Parabéns às famílias pelo trabalho que estão fazendo.

Para o "prazer de casa" teremos o mesmo que ficou para ser trabalhado na semana passada.

É fundamental que a criança escute diariamente o CD com as músicas!!!

Beijinhos!!!

Tia Rosana

Turma A - Suzuki

-Alongamento;
-Posições: 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito no apoio- mostrando a flauta lá na frente com os braços esticados), 4 (flauta na poltrona- lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seus respectivos furinhos)
-Música Um Pássaro- na posição 5 tocar a Música Um Pássaro com a nota Ré(grave). Papais precisam estar atentos a postura- TOCA DO RATINHO (mãos relaxadas, polegar redondinho). 
Lembrando que o apoio da flauta doce é o lábio inferior (poltrona) e o polegar direito.
-Atenção para que a criança não coloque a flauta doce muito para dentro da boca. O adesivo que está no bocal deve ser praticamente o limite para os lábios. 
-Ouvir as músicas diariamente - principalmente, neste momento, as 5 primeiras músicas;
-TIRINHA DE PAPEL: fazer o TU com a música Um Pássaro.
-Música homenageado do Semestre: Bambalalão;

Turma B- Suzuki
-Posição de Descanso - Flauta Doce na mão esquerda;
-Revisão:  Um Pássaro com (Ré e Fi / Ré e  Mi), Agora Vamos Cantar, Suo Gân (com Articulação), Mary Tinha Um Carneirinho (com articulação), Papai Pernas Longas
-Música 7- Um Pássaro- fi e lá;
-Atenção com a Postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho);
-TOCA DO RATINHO
-Ouvir as músicas diariamente e seguir as orientações do professor individual que diz respeito a cada família.

Turma C
- Postura- flauta doce bem levantada;
-TOCA DO RATINHO- manter as mãos bem relaxadas na flauta, sem apertar. Lembrando que o apoio da flauta é o lábio inferior (poltrona) e o polegar direito. Deixar a  flauta doce mais levantada é importantíssimo.
-Aquecimento: Subir a montanha- Dó (grave) a Dó;
-Música Nova: Inverno Adeus;
-Revisão: Bambalalão, Cuco, Clarão da Lua, Canção Francesa, Papai Pernas Longas;

Turma D 
- Postura- flauta doce bem levantada;
-TOCA DO RATINHO: dedinhos relaxados e polegar redondinho. Continuem observando este ponto sempre quando estiverem treinando com as crianças.
-Aquecimento- Escala de Sol Maior (item 1);
-Música Nova: Lua Luar; 
-Revisão: Bambalalão, Meu Barquinho, Dança Francesa- voz 1 e 2,  Brilha Brilha Estrelinha, Remando Suavemente, Clarão da Lua, Inverno Adeus;

Turma E
- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 FOCO: TOCA DO RATINHO
-Aquecimento:Escala de Dó Maior - item 4 (contralto);
-Escala de Fá Maior- item 4(soprano);
-Música Nova: Allegro;
-Desafio: A Marcha dos Santos (contralto);
-Revisão: Bambalalão e Lua Luar, João e Maria, Pequeno Homem na Floresta, Inverno Adeus- voz 1 e 2, Dança Francesa, Remando Suavemente;
-Leitura: páginas 31 e 32;

domingo, 21 de abril de 2013

Relatório Aula 7- 20/04/2013


Pequeninos,
a aula de sábado foi muito produtiva.
Na próxima semana, teremos uma aula especial, que é a nossa aula de visita. Como de costume, estaremos tirando a foto da turma.

Segue abaixo o relatório das aulas e o que precisa ser trabalhado até nossa próxima aula.

É fundamental que a criança escute diariamente o CD com as músicas!!!

Beijinhos!!!

Tia Rosana

Turma A - Suzuki

-Alongamento;
-Posições: 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito no apoio- mostrando a flauta lá na frente com os braços esticados), 4 (flauta na poltrona- lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seus respectivos furinhos)
-Música Um Pássaro- na posição 5 tocar a Música Um Pássaro com a nota Ré(grave). Papais precisam estar atentos a postura- TOCA DO RATINHO (mãos relaxadas, polegar redondinho). 
Lembrando que o apoio da flauta doce é o lábio inferior (poltrona) e o polegar direito.
-Atenção para que a criança não coloque a flauta doce muito para dentro da boca. O adesivo que está no bocal deve ser praticamente o limite para os lábios. 
-Ouvir as músicas diariamente - principalmente, neste momento, as 5 primeiras músicas;
-TIRINHA DE PAPEL: fazer o TU com a música Um Pássaro.
-Música homenageado do Semestre: Bambalalão;

Turma B- Suzuki
-Posição de Descanso - Flauta Doce na mão esquerda;
-Revisão:  Um Pássaro com (Ré e Fi / Ré e  Mi), Agora Vamos Cantar, Suo Gân (com Articulação), Mary Tinha Um Carneirinho (com articulação), Papai Pernas Longas
-Música 7- Um Pássaro- fi e lá;
-Atenção com a Postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho);
-TOCA DO RATINHO
-Ouvir as músicas diariamente e seguir as orientações do professor individual que diz respeito a cada família.

Turma C
- Postura- flauta doce bem levantada;
-TOCA DO RATINHO- manter as mãos bem relaxadas na flauta, sem apertar. Lembrando que o apoio da flauta é o lábio inferior (poltrona) e o polegar direito. Deixar a  flauta doce mais levantada é importantíssimo.
-Aquecimento: Subir a montanha- Dó (grave) a Dó;
-Música Nova: Inverno Adeus;
-Revisão: Bambalalão, Cuco, Clarão da Lua, Canção Francesa, Papai Pernas Longas;

Turma D 
- Postura- flauta doce bem levantada;
-TOCA DO RATINHO: dedinhos relaxados e polegar redondinho. Continuem observando este ponto sempre quando estiverem treinando com as crianças.
-Aquecimento- Escala de Sol Maior (item 1);
-Música Nova: Lua Luar; 
-Revisão: Bambalalão, Meu Barquinho, Dança Francesa- voz 1 e 2,  Brilha Brilha Estrelinha, Remando Suavemente, Clarão da Lua, Inverno Adeus;

Turma E
- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 FOCO: TOCA DO RATINHO
-Aquecimento:Escala de Dó Maior - item 4 (contralto);
-Escala de Fá Maior- item 4(soprano);
-Música Nova: Allegro;
-Desafio: A Marcha dos Santos (contralto);
-Revisão: Bambalalão e Lua Luar, João e Maria, Pequeno Homem na Floresta, Inverno Adeus- voz 1 e 2, Dança Francesa, Remando Suavemente;
-Leitura: páginas 31 e 32;

terça-feira, 16 de abril de 2013

DESAFIO SURPRESA Nº1!!!!


Queridos,
neste semestre o compositor homenageado será Villa Lobos.
Desta forma, vamos aprender um pouquinho sobre quem foi este compositor.

O Desafio será investigar e descobrir alguns dados sobre sua vida e obra.

Atenção às regrinha:
  • Levantar os dados e colocar as respostas em um papel;
  • Entregar na próxima aula (que será no dia  20-04-2012)
     Os participantes do Desafio receberão uma super estrelinha extra.


Abraço,
Tia Rosana!!!

Relatório Aula 6- 13/04/2013


Queridíssimos,
na aula de sábado reforçamos um pouco sobre os treinos em casa e o quanto isso é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de tocar a flauta doce.
É interessante fazer uma tabela com as atividades da criança, acrescentando os horários de treino da flauta doce para cada dia. 

Segue abaixo o relatório das aulas e o que precisa ser trabalhado até nossa próxima aula.

É fundamental que a criança escute diariamente o CD com as músicas!!!

Beijinhos!!!

Tia Rosana

Turma A - Suzuki

-Alongamento;
-Posições: 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito no apoio- mostrando a flauta lá na frente com os braços esticados), 4 (flauta na poltrona- lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seus respectivos furinhos)
-Música Um Pássaro- na posição 5 tocar a Música Um Pássaro com a nota Ré(grave). Papais precisam estar atentos a postura- TOCA DO RATINHO (mãos relaxadas, polegar redondinho). 
Lembrando que o apoio da flauta doce é o lábio inferior (poltrona) e o polegar direito.
-Atenção para que a criança não coloque a flauta doce muito para dentro da boca. O adesivo que está no bocal deve ser praticamente o limite para os lábios. 
-Ouvir as músicas diariamente - principalmente, neste momento as 5 primeiras músicas;
-Língua da Flauta Doce: S- TU (COBRINHA)- utilizar apenas o bocal da flauta doce e fazer o ritmo da música Um Pássaro. 
-TIRINHA DE PAPEL: fazer o TU com a música Um Pássaro.

Turma B
-Posição de Descanso - Flauta Doce na mão esquerda;
-Revisão:  Um Pássaro com (Ré e Fi / Ré e  Mi), Agora Vamos Cantar, Suo Gân (com Articulação), Mary Tinha Um Carneirinho (com articulação), Papai Pernas Longas
-Atenção com a Postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho);
-TOCA DO RATINHO
-Ouvir as músicas diariamente e seguir as orientações do professor individual que diz respeito a cada família.

Turma C
- Postura- flauta doce bem levantada;
-TOCA DO RATINHO- manter as mãos bem relaxadas na flauta, sem apertar. Lembrando que o apoio da flauta é o lábio inferior (poltrona) e o polegar direito. Deixar a  flauta doce mais levantada é importantíssimo.
-Aquecimento: Subir a montanha- Dó (grave) a Mi agudo;
-Música: Bambalalão;
-Revisão: Cuco, Clarão da Lua, Canção Francesa, Papai Pernas Longas;

Turma D 
- Postura- flauta doce bem levantada;
-TOCA DO RATINHO: dedinhos relaxados e polegar redondinho. Continuem observando este ponto sempre quando estiverem treinando com as crianças.
-Aquecimento- Escala de Sol Maior (item 1);
-Música- Bambalalão;
-Revisão: Meu Barquinho, Dança Francesa- voz 1 e 2,  Brilha Brilha Estrelinha, Remando Suavemente, Clarão da Lua, Inverno Adeus;

Turma E
- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 FOCO: TOCA DO RATINHO
-Aquecimento:Escala de Dó Maior - item 4 (contralto);
-Escala de Fá Maior- item 4(soprano);
-Músicas: Bambalalão e Lua Luar;
-Música Nova: Pequeno Homem na Floresta;
-Revisão: Inverno Adeus- voz 1 e 2, Dança Francesa, Remando Suavemente;
-Leitura: páginas 30 e 31;

terça-feira, 9 de abril de 2013

Relatório Aula 5- 06/04/2013


Queridos dulcistas,
espero que estejam tendo uma ótima semana.

Na aula de sábado conversamos bastante sobre os treinos em casa e o quanto isso é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de tocar a flauta doce.
É interessante fazer uma tabela com as atividades da criança, acrescentando os horários de treino para cada dia. 

Segue abaixo o relatório das aulas e o que precisa ser trabalhado até nossa próxima aula.

É fundamental que a criança escute diariamente o CD com as músicas!!!

Beijinhos no coração!!!

Tia Rosana

Turma A - Suzuki

-Alongamento;
-Posições: 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito-estrelinha na joaninha- mostrando a flauta lá na frente com os braços esticados), 4 (flauta na poltrona- lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho)- ficar na posição 5 enquanto escuta a música nº1 do CD. Na posição 5, os papais vão moldando a postura - TOCA DO RATINHO (mãos relaxadas, polegar redondinho). 
Lembrando que o apoio da flauta doce é o lábio inferior (poltrona) e o polegar direito.
-Atenção para que a criança não coloque a flauta doce muito para dentro da boca. O adesivo que está no bocal deve ser praticamente o limite para os lábios. 
-Ouvir as músicas diariamente- principalmente as 5 primeiras músicas;
-Língua da Flauta Doce: S- TU (COBRINHA)- utilizar apenas o bocal da flauta doce e fazer o ritmo da música Um Pássaro. 
-TIRINHA DE PAPEL: fazer o TU com a música Um Pássaro.

Turma B
-Revisão:  Um Pássaro com (Ré e Fi / Ré e  Mi), Agora Vamos Cantar, Suo Gân (com Articulação), Mary Tinha Um Carneirinho (com articulação), Papai Pernas Longas
-Atenção com a Postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho);
-TOCA DO RATINHO
-Ouvir as músicas diariamente e seguir as orientações do professor individual que diz respeito a cada família.

Turma C
- Postura- flauta doce bem levantada;
-TOCA DO RATINHO- manter as mãos bem relaxadas na flauta, sem apertar. Lembrando que o apoio da flauta é o lábio inferior (poltrona) e o polegar direito. Deixar a  flauta doce mais levantada é importantíssimo.
-Aquecimento: Subir a montanha- Dó (grave) a Mi agudo;
-Música: Bambalalão;
-Revisão: Cuco, Clarão da Lua, Canção Francesa, Papai Pernas Longas;

Turma D 
- Postura- flauta doce bem levantada;
-TOCA DO RATINHO: dedinhos relaxados e polegar redondinho. Continuem observando este ponto sempre quando estiverem treinando com as crianças.
-Aquecimento- Escala de Sol Maior (item 1 e 2);
-Música- Homenageado do Semestre: Bambalalão;
-Revisão: Dança Francesa- voz 1 e 2, Meu Barquinho, Brilha Brilha Estrelinha, Remando Suavemente, Clarão da Lua, Inverno Adeus;

Turma E
- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 FOCO: TOCA DO RATINHO
-Aquecimento:Escala de Dó Maior - item 4 (contralto);
-Escala de Fá Maior- item 4(soprano);
-Para próxima semana, treinar as músicas: Bambalalão e Lua Luar;
-Música Nova: Pequeno Homem na Floresta;
-Revisão: Inverno Adeus- voz 1 e 2, Dança Francesa, Remando Suavemente;
-Leitura: páginas 26 e 27;