domingo, 24 de março de 2013

Relatório Aula 4- 23/03/2013


Pequeninos,
desejamos a todos uma ótima semana.
Lembrando que no próximo sábado, dia 30 de março NÃO TEREMOS AULA.

Segue o relatório das aulas e o que precisa ser trabalhado até nossa próxima aula.

É fundamental que a criança escute diariamente o CD com as músicas!!!

Beijinhos!!!

Tia Rosana

Turma A - Suzuki

-Alongamento;
-Subir no palquinho com o pé direito;
-Posições: 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito-estrelinha na joaninha- mostrando a flauta lá na frente com os braços esticados), 4 (flauta na poltrona- lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho)- ficar na posição 5 enquanto escuta a música nº1 do CD. Na posição 5 os papais vão moldando a postura - TOCA DO RATINHO (mãos relaxadas, polegar redondinho). 
Lembrando que o apoio da flauta é o lábio inferior (poltrona) e o polegar direito.
-Colocamos um adesivo no bocal da flauta doce, para que as crianças não coloquem a flauta doce muito para dentro da boca.
Repetir diariamente pela quantidade de anos que a criança tiver- Ex: 6x;
-Ouvir as músicas diariamente- principalmente as 5 primeiras músicas;
-Língua da Flauta Doce: TU- utilizar o canudinho e cantar a articulação da primeira música Um Pássaro.

Turma B
-Revisão:  Um Pássaro com (Ré e Fi / Ré e  Mi),Agora Vamos Cantar, Suo Gân (com Articulação), Mary Tinha Um Carneirinho (com articulação), Papai Pernas Longas
-Atenção com a Postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho);
-TOCA DO RATINHO
-Ouvir as músicas diariamente e seguir as orientações do professor individual que diz respeito a cada criança.

Turma C
- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 FOCO: TOCA DO RATINHO- manter as mãos bem relaxadas na flauta, sem apertar. Lembrando que o apoio da flauta é o lábio inferior (poltrona) e o polegar direito. Deixar a  flauta doce mais levantada é importantíssimo.
-Aquecimento: Subir a montanha- Dó (grave) a Mi agudo;
-Papai Pernas Longas -TU bem curtinho
-Revisão: Cuco, Clarão da Lua, Canção Francesa, Papai Pernas Longas, Dança Francesa;

Turma D 
- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 Parabéns!!!Neste sábado as crianças já chegaram com TOCA DO RATINHO bem bonita, dedinhos relaxados e polegar bem redondinho. A maioria das famílias tiveram um ótimo trabalho durante a semana, continuem observando este ponto sempre quando estiverem treinando com as crianças
-Aquecimento- Escala de Sol Maior;
-Música Nova: Meu Barquinho;
-Música: Dança Francesa- voz 1 e 2 
-Revisão: Brilha Brilha Estrelinha,Remando Suavemente, Clarão da Lua, Inverno Adeus;

Turma E
- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 FOCO: TOCA DO RATINHO
-Aquecimento:Escala de Dó Maior - item 3 (contralto);
-Escala de Fá Maior- item 3 (soprano);
-Música Nova: Pequeno Homem na Floresta;
-Revisão: Dança Francesa, Remando Suavemente;
-Música: Inverno Adeus- voz 1 e 2;
-Leitura: páginas 25 e 26;

terça-feira, 19 de março de 2013

Relatório Aula 3- 16/03/2013


Queridíssimos,
esperam que estejam tendo uma semana bastante produtiva.

Segue o relatório das aulas, no que diz respeito ao que estudar em casa nesta semana.

Já iniciamos a marcação na tabela de estudo. Os pais/responsáveis devem assinar no quadradinho referente ao dia de treino, após isso, a criança poderá colorir como desejar.
Para 5 dias de treino a criança receberá 1 estrelinha. 
Para cada 7 dias de treino a criança receberá 2 estrelinhas.

É fundamental que a criança escute diariamente o CD com as músicas!!!

Beijinhos musicais!!!

Tia Rosana

Turma A - Suzuki

-Alongamento;
-Subir no palquinho com o pé direito;
-Posições: 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito-estrelinha na joaninha- mostrando a flauta lá na frente com os braços esticados), 4 (flauta na poltrona- lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho)- ficar na posição 5 enquanto escuta a música nº1 do CD; Repetir diariamente pela quantidade de anos que a criança tiver- Ex: 6x;
-Ouvir as músicas diariamente- principalmente as 5 primeiras músicas;
-Língua da Flauta Doce: TU- utilizar o canudinho e cantar a articulação da primeira música Um Pássaro (ré e fi).
-TOCA DO RATINHO: contamos com a presença de um novo amigo, o ratinho colorido que nos mostrou como precisamos ficar com a nosso polegar/pulso/mãos na flauta doce. Então, a partir desta semana estamos acrescentando mãos relaxadas, dedinhos redondinhos. Lembrando que o apoio da flauta é o lábio inferior (poltrona) e o polegar direito.

Turma B

-Revisão:  Um Pássaro com (Ré e Fi / Ré e  Mi),Agora Vamos Cantar, Suo Gân (com Articulação), Mary Tinha Um Carneirinho (com articulação), Papai Pernas Longas
-Atenção com a Postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho);
-TOCA DO RATINHO
-Ouvir as músicas diariamente e seguir as orientações do professor individual que diz respeito a cada criança.

Turma C
- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 FOCO: TOCA DO RATINHO- manter as mãos bem relaxadas na flauta, sem apertar. Lembrando que o apoio da flauta é o lábio inferior (poltrona) e o polegar direito. Deixar a  flauta doce mais levantada é importantíssimo.
-Aquecimento: Subir a montanha- Dó (grave) a Dó agudo;
-Nota: Mi (agudo)- olhar posição blog;
-Música Nova: Dança Francesa- olhar vídeo blog;
-Revisão: Canção Francesa, Papai Pernas Longas;
-Música: Cuco 

Turma D 

- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 Parabéns!!!Neste sábado as crianças já chegaram com TOCA DO RATINHO bem bonita, dedinhos relaxados e polegar bem redondinho. A maioria das famílias tiveram um ótimo trabalho durante a semana, continuem observando este ponto sempre quando estiverem treinando com as crianças
-Notas Novas: Fa# agudo (FI) e Sol Agudo;
-Aquecimento- Escala de Sol Maior;
-Música: Dança Francesa- voz 1 e 2 -Revisão: Brilha Brilha Estrelinha,Remando Suavemente;

Turma E
- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 FOCO: TOCA DO RATINHO
-Aquecimento:Escala de Dó Maior-item 1 e 2(alto);
-Escala de Fá Maior- soprano;
-Revisão: Dança Francesa, Remando Suavemente;
-Música: Inverno Adeus- voz 1 e 2;
-Leitura: páginas 23 e 24;

terça-feira, 12 de março de 2013

Relatório Aula 2- 09/03/2013


Queridos dulcistas,
gostamos bastante de nossa aula de sábado. Todos estavam muito animados e as aulas tiveram um excelente andamento.

Segue o relatório das aulas, no que diz respeito ao que estudar em casa nesta semana.


Nesta semana, iniciaremos a marcação na tabela de estudos. Os pais/responsáveis devem assinar no quadradinho referente ao dia de treino, após isso, a criança poderá colorir como desejar.
Para 5 dias de treino a criança receberá 1 estrelinha. 
Para cada 7 dias de treino a criança receberá 2 estrelinhas.


É fundamental para o desenvolvimento musical que a criança escute diariamente o CD com as músicas!!!

Beijinhos!!!

Tia Rosana

Turma A - Suzuki

-Alongamento;

-Subir no palquinho com o pé direito;
-Posições: 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito-estrelinha na joaninha- mostrando a flauta lá na frente com os braços esticados), 4 (flauta na poltrona- lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho)- ficar na posição 5 enquanto escuta a música nº1 do CD; Repetir diariamente pela quantidade de anos que a criança tiver- Ex: 6x;

-Ouvir as músicas diariamente- principalmente as 5 primeiras músicas;
-Língua da Flauta Doce: TU- utilizar o canudinho e cantar a articulação da primeira música Um Pássaro (ré e fi).

Turma B

-Revisão:  Um Pássaro com (Ré e Fi / Ré e  Mi),Agora Vamos Cantar, Suo Gân (com Articulação), Mary Tinha Um Carneirinho (com articulação), Papai Pernas Longas
-Subir no palquinho com o pé direito;
-Atenção com a Postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho);
-TOCA DO RATINHO
-Ouvir as músicas diariamente;

Turma C
- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 FOCO DA SEMANA: TOCA DO RATINHO
-Aqueciemento: Subir a montanha- Dó (grave) a Dó agudo;
-Nota Nova: Mi (agudo)- olhar posição blog;
-Revisão: Canção Francesa, Papai Pernas Longas;
-Música: Cuco 

Turma D 


- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 FOCO DA SEMANA: TOCA DO RATINHO

Aquecimento- Escala de Dó Maior;
-Revisão: Brilha Brilha Estrelinha,Remando Suavemente;
-Música: Dança Francesa- voz 1 e 2 

Turma E

- Postura- levantar ao máximo a flauta;
 FOCO DA SEMANA: TOCA DO RATINHO
-Aquecimento:Escala de Dó Maior-item 1 e 2(soprano e alto);

-Revisão: Dança Francesa, Remando Suavemente;
-Música Nova: Inverno Adeus- voz 1 e 2;
-Leitura: páginas 22 e 23;

terça-feira, 5 de março de 2013

Relatório Aula 1- 02/03/2013


Olá meus pequenos,
foi muito bom encontrá-los nesta nossa primeira aula.
A aula foi bastante produtiva e adoramos ver como todos estavam animados.

Segue o relatório das aulas, no que diz respeito ao que estudar em casa nesta semana.


É fundamental para o desenvolvimento musical que a criança escute diariamente o CD com as músicas!!!

Beijinhos flautísticos!!!

Tia Rosana

Turma A - Suzuki

-Alongamento;
-Mão esquerda em cima, direita para apoiar (estrelinha- polegar direito- na joaninha- como fizemos em aula)
-Ficar na postura enquanto escuta a primeira música: Um Pássaro - repetir diariamente pela quantidade de anos que a criança tiver- Ex: 6x;
-Ouvir as músicas diariamente- principalmente a música 1;
-Na aula de quinta-feira: levar um EVA, uma pasta simples e uma cola para EVA (faremos o palquinho de cada criança)

Turma B

-Revisão:  Um Pássaro com (Ré e Fi / Ré e  Mi),Agora Vamos Cantar, Suo Gân (com Articulação), Mary Tinha Um Carneirinho (com articulação), Papai Pernas Longas
-Subir no palquinho com o pé direito;
-Atenção com a Postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho);
-Ouvir as músicas diariamente;


Turma C
-Não esquecer da Postura- levantar ao máximo a flauta, TOCA DO RATINHO;
-Alongamento: Subir a montanha- Dó (grave) até Ré (agudo);
-Revisão: Canção Francesa, Papai Pernas Longas;
-Música Nova: Cuco 

Turma D 

-Não esquecer da Postura- levantar ao máximo a flauta, TOCA DO RATINHO;
Aquecimento- Escala de Dó Maior
-Revisão: Brilha Brilha Estrelinha,Remando Suavemente,
-Música Nova: Dança Francesa- voz 1-(olhar vídeo blog)

Turma E
-Não esquecer da Postura- levantar ao máximo a flauta, TOCA DO RATINHO;
-Revisão: Dança Francesa, Remando Suavemente;
-Música Nova: Inverno Adeus- voz 1- desafio voz 2- flauta contralto-(olhar vídeo blog);

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Relatório Aula 15


Pequeninos,
nosso semestre chegou ao fim.
Preciso parabenizar a todas as famílias pela dedicação ao longo deste semestre, o resultado de tudo isso conferimos neste domingo na nossa apresentação. Parabéns!!!

Para estas férias, será muito interessante as crianças continuarem com a rotina de treinos. Aproveitem TODAS as oportunidades, ou melhor dizendo, PROPICIEM  as oportunidades, elaborando pequenas apresentações para parentes, amigos, informalmente. Desta forma, as crianças podem manter a prática de treinos de forma descontraída.
Agora, será muito interessante também as crianças aprenderem o restante das musicas da apostila e continuarem, sempre ouvindo os CDs.

Boas férias a todos e nos encontramos no próximo semestre.


Beijinhos musicais!!!

Tia Rosana e Equipe Flauta Doce MPC

domingo, 25 de novembro de 2012

Relatório Aula 14- 24/11/2012


Pequenos músicos,
o final de nosso semestre está chegando.

Nossa apresentação no domingo, dia 2 de dezembro, acontecerá no Auditório do Departamento de Música (não mais no Anf.9) como havia dito anteriormente.
Com isso, teremos que dividir a apresentação em duas partes. Segue os horários para cada turma. 

Turma E e Orquestra de Flautas
Chegada das crianças: 14h10
Início da Apresentação: 14h30

Turmas A,B,C e D 
Chegada das crianças: 15h40
Início da apresentação: 16hh, o local será o Anf. 9 (ICC Sul - UnB).


A roupa para a apresentação será livre (roupa bonita de ir passear).

Teremos algumas músicas em comum para as turmas A,B,C,D. Desta forma, na próxima aula, sábado, dia 01 de dezembro, combinaremos que as turmas B, C e D chegarão 15 minutos antes do início de sua aula, segue os horários:

Turma A- aulas de 8h30 às 9h15
Turma B- chegada 9h- para passar a música que tocarão com a Turma A- depois seguem a aula até 10h
Turma C- chegada 9h45- para passar a música que tocarão com a Turma B- depois seguem a aula até 10h45
Turma D- chegada 10h30- para passar a música que tocarão coma Turma C- depois seguem a aula até 11h30

Turma E- chegará no seu horário normal, 11h30

Segue as músicas que cada turma tocará na apresentação. Para esta semana peço que treinem apenas essas músicas TODOS os dias.

Beijinhos musicais!!!

Tia Rosana

Turma A - Suzuki

Queridos pais, nesta semana tiramos a fitinha da flauta das crianças, pois elas já estão com os cuidados com a flauta, então não utilizaremos mais a fitinha por enquanto.
-Alongamento;
-Respiração- atividade do RONCO (como fizemos na aula);
-Subir no palquinho com o pé direito;
-Atenção com a Postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito-estrelinha na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA- dando tchau com a mão direita), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho);

-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:
  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;
-Músicas da Apresentação:
Um Pássaro com (Ré e Mi)- será tocado no final da apresentação com todas as turmas;
Agora Vamos Cantar;
Suo Gân (com Articulação);
Mary Tinha Um Carneirinho (com articulação);
Papai Pernas Longas- será tocado com a Turma B;

-Leitura: página 14;

Turma B

-Alongamento;
-Respiração- atividade do RONCO (como fizemos na aula);

-Atenção com a postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito-estrelinha na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA- dando tchau com a mão direita);

-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:
  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;
-Músicas para apresentação: 
Papai Pernas Longas- será tocado com a Turma B;
Canção Francesa- Será tocado com a Turma C;
Samba de Uma Nota Só;
A Chuvinha Cai (voz 1 e voz 2);

Um Pássaro (ré e mi)- com todas as turmas;


-Leitura: Página 26;

Turma C
Atenção com a POSTURA- Flauta Equilibrista e bem levantada;
-Alongamento;

-Aquecimento: Escala de Dó Maior- item 4 da apostila;
-Leitura: página 29;

-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:
  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;
-Músicas para Apresentação- 
Canção Francesa- será tocado com a Turma B;
Remando Suavemente- será tocado com a Turma D;
Cuco;
Inverno Adeus;

Um Pássaro (ré e mi)- com todas as turmas;


Turma D 
-POSTURA- Flauta Equilibrista e bem levantada;
-Alongamento;
-Aquecimento- Escala de Fá Maior (item 4 da apostila);
-Leitura: 29;

-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:
  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;
-Músicas para Apresentação:
Remando Suavemente- será tocado com a Turma C;
Faz Muito Muito Tempo;
Dança Francesa- voz 1 e 2;
Meu Barquinho;
Um Pássaro (ré e mi)- com todas as turmas;

Turma E
-POSTURA- Flauta Equilibrista e bem levantada; 
-Alongamento;

-Flauta Soprano: Escala de Fá Maior- item 4;
-Leitura: 38;

-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:
  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;
-Músicas para Apresentação: 
Faz Muito Muito Tempo;
Allegro;
Pequeno Homem na Floresta;
Inverno Adeus- voz 1 e 2 (contralto);
O Pombo Correio;



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Relatório Aula 13- 17/11/2012


Pequeninos,
espero que estejam tendo uma ótima semana.

Estamos chegando ao final de nosso semestre e com isso se aproxima a nossa apresentação final. Será no domingo, dia 02 de dezembro, inciando às 14h, o local será o Anf. 9 (ICC Sul - UnB).

Nesta semana entregamos a autorização de matrícula, para as famílias que não estavam presentes, poderão pegar na próxima aula.

Permaneceremos com algumas orientações mais pontuais com relação a escutas do CD- peço que olhem atentamente todas as orientação também referentes a quantidade de músicas que tocaremos em cada dia.

Beijinhos no coração!!!
Tia Rosana

Turma A - Suzuki

Queridos pais, nesta semana tiramos a fitinha da flauta das crianças, pois elas já estão com os cuidados com a flauta, então não utilizaremos mais a fitinha por enquanto.
-Alongamento;
-Respiração- atividade do RONCO (como fizemos na aula);
-Subir no palquinho com o pé direito;
-Atenção com a Postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito-estrelinha na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA- dando tchau com a mão direita), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho);

-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:

  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;

-Músicas- Vamos dividir para treinar as músicas em grupos de Ímpares e Pares,
ou seja, na segunda-feira (pode tocar as ímpares- 1,3,5), terça-feira (tocar as músicas pares 2,4,6), quarta-feira repete as ímpares e assim por diante...

Um pássaro (Ré e Fi), Um Pássaro com (Ré e Mi),
Um Pássaro com (Fi e Mi) em seguida Agora Vamos Cantar,
Suo Gân (com Articulação),
Mary Tinha Um Carneirinho (com articulação),
Um Pássaro (Re e Sol e Mi e Sol),

-Leitura: página 13;

Turma B

-Alongamento;
-Respiração- atividade do RONCO (como fizemos na aula);

-Atenção com a postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito-estrelinha na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA- dando tchau com a mão direita);
-Música Nova:Canção Francesa(olhar vídeo blog);

-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:

  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;

-Músicas- Não precisaremos tocar todas as músicas todos os dias, mas as crianças precisam tocas TODAS as músicas durante a semana. Então, faremos da seguinte forma, as crianças tocarão 2 músicas de revisão por dia  mais 
1 música nova (continua sendo Canção Francesa) que deverá ser tocada todos os dias.

Mary Tinha Um Carneirinho
Serra Serra Serrador (Sol e Mi)
Clarão da Lua (com novas articulações)
Papai Pernas Longas
Samba de Uma Nota Só
Com Meu Martelo
A Chuvinha Cai (voz 1 e voz 2)
Minha Canção;

-Leitura: Página 24 e 25;

Turma C
Atenção com a POSTURA- Flauta Equilibrista e bem levantada;
-Alongamento;

-Aquecimento: Escala de Dó Maior- item 4 da apostila;
-Leitura: página 27,28;
-Música Nova: Lua Luar;

-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:

  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;

-Músicas- Não precisaremos tocar todas as músicas todos os dias, mas as crianças precisam tocas TODAS as músicas durante a semana. Então, faremos da seguinte forma, as crianças tocarão 2 músicas de revisão por dia  mais 1 música nova (nesta semana é Lua Luar) que deverá ser tocada todos os dias.

A Abelhinha
Cuco
O Pintassilgo
Brilha Brilha Estrelinha
Remando Suavemente
Clarão da Lua

Turma D 
-POSTURA- Flauta Equilibrista e bem levantada;
-Alongamento;
-Aquecimento- Escala de Fá Maior (item 4 da apostila);
-Leitura: 27;
-Música Nova: Faz Muito Muito Tempo;

-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:

  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;

-Músicas- Não precisaremos tocar todas as músicas todos os dias, mas as crianças precisam tocas TODAS as músicas durante a semana. Então, faremos da seguinte forma, as crianças tocarão 2 músicas de revisão por dia  mais música nova (nesta semana é Faz Muito Muito Tempo) que deverá ser tocada todos os dias.

João e Maria
Dança Francesa- voz 1 e 2
Remando Suavemente
Meu Barquinho
Inverno Adeus
Clarão da Lua

Turma E
-POSTURA- Flauta Equilibrista e bem levantada; 
-Alongamento;

-Flauta Soprano: Escala de Fá Maior- item 4;
-Música Nova: Meu Barquinho;
-Leitura: 37;

-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:

  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;

-Músicas- Não precisaremos tocar todas as músicas todos os dias, mas as crianças precisam tocas TODAS as músicas durante a semana. Então, faremos da seguinte forma, as crianças tocarão 2 músicas de revisão por dia. Diariamente tocar música nova (Meu Barquinho) e a música O Pombo Correio.

O Pombo Correio
Allegro
João e Maria
Inverno Adeus- voz 1 e 2 (contralto)
A Marcha dos Santos- Voz 1 e 2
Pequeno Homem na Floresta
Inverno Adeus (flauta soprano)
Clarão da Lua
Faz Muito Muito Tempo

domingo, 11 de novembro de 2012

Relatório Aula 12- 10/11/2012


Pequenos flautistas,
desejo uma ótima semana a todos.

Na próxima TEREMOS aula normalmente.

Nesta semana passamos algumas orientações mais pontuais com relação a escutas das músicas do CD- peço que olhem atentamente todas as orientação também referentes a quantidade de músicas que tocaremos em cada dia e

Beijinhos no coração!!!
Tia Rosana

Turma A - Suzuki

-Alongamento;
-Respiração- atividade do RONCO (como fizemos na aula);
-Subir no palquinho com o pé direito;
-Atenção com a Postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito-estrelinha na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA- dando tchau com a mão direita), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho);
-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:

  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;

-Músicas- Vamos dividir para treinar as músicas em grupos de Ímpares e Pares,
ou seja, na segunda-feira (pode tocar as ímpares- 1,3,5), terça-feira (tocar as músicas pares 2,4,6), quarta-feira repete as ímpares e assim por diante...

Um pássaro (Ré e Fi), Um Pássaro com (Ré e Mi),
Um Pássaro com (Fi e Mi) em seguida Agora Vamos Cantar,
Suo Gân (com Articulação),
Mary Tinha Um Carneirinho (com articulação),
Um Pássaro (Re e Sol e Mi e Sol),

-Leitura: página 11 e 12;

Turma B

-Alongamento;
-Respiração- atividade do RONCO (como fizemos na aula);

-Atenção com a postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito-estrelinha na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA- dando tchau com a mão direita);
-Música Nova:Canção Francesa(olhar vídeo blog);


-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:

  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;

-Músicas- Não precisaremos tocar todas as músicas todos os dias, mas as crianças precisam tocas TODAS as músicas durante a semana. Então, faremos da seguinte forma, as crianças tocarão 2 músicas de revisão por dia  mais 
1 música nova (nesta semana é Canção Francesa) que deverá ser tocada todos os dias.

Mary Tinha Um Carneirinho
Serra Serra Serrador (Sol e Mi)
Clarão da Lua (com novas articulações)
Papai Pernas Longas
Samba de Uma Nota Só
Com Meu Martelo
A Chuvinha Cai (voz 1 e voz 2)
Minha Canção;

-Leitura: Página 23;

Turma C
Atenção com a POSTURA- Flauta Equilibrista e bem levantada;
-Alongamento;

-Aquecimento: Escala de Dó Maior- item 4 da apostila;
-Leitura: página 25,26;
-Música Nova: Lua Luar;


-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:

  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;

-Músicas- Não precisaremos tocar todas as músicas todos os dias, mas as crianças precisam tocas TODAS as músicas durante a semana. Então, faremos da seguinte forma, as crianças tocarão 2 músicas de revisão por dia  mais 1 música nova (nesta semana é Lua Luar) que deverá ser tocada todos os dias.


A Abelhinha
Cuco
O Pintassilgo
Brilha Brilha Estrelinha
Remando Suavemente
Clarão da Lua

Turma D 
-POSTURA- Flauta Equilibrista e bem levantada;
-Alongamento;
-Aquecimento- Escala de Fá Maior (item 4 da apostila);
-Leitura: 23,24;
-Música Nova: Faz Muito Muito Tempo;


-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:

  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;

-Músicas- Não precisaremos tocar todas as músicas todos os dias, mas as crianças precisam tocas TODAS as músicas durante a semana. Então, faremos da seguinte forma, as crianças tocarão 2 músicas de revisão por dia  mais música nova (nesta semana é Faz Muito Muito Tempo) que deverá ser tocada todos os dias.


João e Maria
Dança Francesa- voz 1 e 2
Remando Suavemente
Meu Barquinho
Inverno Adeus
Clarão da Lua

Turma E
-POSTURA- Flauta Equilibrista e bem levantada; 
-Alongamento;

-Flauta Soprano: Escala de Fá Maior- item 4;
-Música Nova: Meu Barquinho;
-Leitura: 36,37;


-Revisão: para cada música que tocaremos faremos os seguintes procedimentos:

  • 1ºPasso: antes de tocar- escutar a música por 3 vezes seguidas;
  • 2ºPasso: fazer a Articulação da Música no CANUDINHO;
  • 3ºPasso: tocar a música por pelo menos 2 vezes;

-Músicas- Não precisaremos tocar todas as músicas todos os dias, mas as crianças precisam tocas TODAS as músicas durante a semana. Então, faremos da seguinte forma, as crianças tocarão 2 músicas de revisão por dia  mais música nova (nesta semana é Meu Barquinho) que deverá ser tocada todos os dias.


O Pombo Correio
Allegro
João e Maria
Inverno Adeus- voz 1 e 2 (contralto)
A Marcha dos Santos- Voz 1 e 2
Pequeno Homem na Floresta
Inverno Adeus (flauta soprano)
Clarão da Lua
Faz Muito Muito Tempo

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Relatório Aula 11- 27-10-2012


Meus queridos,
espero que estejam bem e que tenham um ótimo feriado.

Na próxima semana NÃO teremos uma aula.

Segue abaixo o que deverá ser treinado até a próxima aula.

Ouvir o CD diariamente é fundamental para o desenvolvimento musical da criança!!!

Beijinhos flautísticos!!!
Tia Rosana

Turma A - Suzuki

-Alongamento, respiração S,F,X;
-Subir no palquinho com o pé direito;
-Atenção com a Postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito-estrelinha na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA- dando tchau com a mão direita), 5 (colocando os dedinhos em seu respectivo furinho); 
-Música Nova: Um Pássaro (Fi e Lá);
-Leitura: página 10;
-Revisão: Um pássaro (Ré e Fi), Um Pássaro com (Ré e Mi), Suo Gân, Agora Vamos Cantar, Mary Tinha Um Carneirinho (com articulação), Papai Pernas Longas;
Repetir por 3x cada música por dia;

Turma B
-Alongamento, respiração S,F,X;
-Atenção com a postura- Fazer as posições 1 (pés juntos), 2 (pés separados), 3 (polegar direito-estrelinha na joaninha), 4 (flauta no lábio inferior- FLAUTA EQUILIBRISTA- dando tchau com a mão direita);
-Aquecimento: com a música Minha Canção;
-Música Nova- DESAFIO:  Canção Francesa(olhar vídeo blog);
-RevisãoMary Tinha Um Carneirinho, Serra Serra Serrador (Sol e Mi), Clarão da Lua (com novas articulações), Papai Pernas Longas, Samba de Uma Nota Só, Com Meu Martelo, A Chuvinha Cai (voz 1 e voz 2);
-Leitura: Página 22;

Turma C
Atenção com a POSTURA- Flauta Equilibrista e bem levantada; 
-Alongamento;

-Aquecimento: Escala de Dó Maior- item 3 da apostila;
-Leitura: página 24;
-Revisão: A Abelhinha, Cuco, O Pintassilgo,  Brilha Brilha Estrelinha Remando Suavemente, Clarão da Lua;
Repetir diariamente pela quantidade de anos que a criança tiver- Ex: 6x;

Turma D 
-POSTURA- Flauta Equilibrista e bem levantada;
-Alongamento;
-Aquecimento- Escala de Fá Maior (item 4 da apostila);
-Leitura: 22;
-Música Nova: Meu Barquinho (olhar vídeo blog);
-RevisãoJoão e Maria, Dança Francesa- voz 1, Remando Suavemente;
Repetir por 3x cada música por dia;

Turma E
-POSTURA- Flauta Equilibrista e bem levantada; 
-Alongamento;

-Flauta Soprano: Escala de Fá Maior- item 4;
-Música Nova: Meu Barquinho (olhar vídeo blog);
-Leitura: 34,35;
-Revisão: O Pombo Correio, Allegro, João e Maria, Inverno Adeus- voz 1 e 2 , A Marcha dos Santos- Voz 1 e 2, Pequeno Homem na Floresta, Inverno Adeus (flauta soprano), Clarão da Lua;